domingo, 21 de outubro de 2012

Confira lista com aplicativos para tablets Android usados para a estimulação de pessoas com SD



Consulte também o artigo produzido pelas fonoaudiólogas Adriana Fernandes de Souza Aquino e Priscila Gama Martins sobre as experiências positivas com o uso do Ipad como ferramenta de estimulação para pessoas com síndrome de Down. Agora as profissionais reuniram uma lista de aplicativos para o sistema Android. Vale ressaltar que todos os aplicativos abaixo são gratuitos.
Clique no nome do aplicativo para fazer o download.
Sound Touch Lite – Oferece estimulo visual e auditivo de animais. Trabalha conceitos, vocabulário, percepção e discriminação auditiva de sons onomatopáicos.
Panda Painting – Oferece estimulo visual de cenários. Estimulação de linguagem, conceito de cores, seqüência, coordenação motora.
Lulbaby for babies – Aplicativos com três canções de ninar, com diferentes tempos de duração. Canções que estimula percepção auditiva, que também podem ser utilizadas para acalmar o bebê.
Daily Necessities – Aplicativo que estimula diferentes conceitos relacionadas a atividades diárias. Consiste em trabalhar a discriminação visual de pequenos objetos localizados nas cenas.
Memo training - Jogos da memória de ordem visual, auditiva, e audi-visual. Estimula memorização, atenção/concentração, analise síntese visual e auditiva.
Animal Paradise – Aplicativo com diferentes cenas da natureza, com animais. Estimulação da linguagem: conceitos de animais, discriminação e percepção auditiva dos sons onomatopaicos, associação/pareamento. Estimulação visual.
The Magical Puppet – Consiste em vestir um dos personagens. Estimula percepção de esquema corporal e visual. O outro personagem move as partes do corpo com o toque, estimula noção de esquema corporal de forma dinâmica e interativa.
Baby Show – Estimulação da linguagem, trabalhando com as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Consiste em vestir adequadamente o ursinho, de acordo com a estação.
Bango Magic – Estimulação auditiva e coordenação motora.
Próxima Letra – Estimulação de sequencialização de letras. Jogo que trabalha a seqüência das vogais, tanto anterior, quanto posterior.
Baby Animal Sounds – Aplicativo que trabalha conceito de animais. Estimulação visual e auditiva de animais.
Baby Learns Fruits – Aplicativo que trabalha conceito de frutas. Diversos jogos, como jogo de associação, classificação, variando o grau de dificuldade.
Baby Learns Transport – Aplicativo que trabalha conceito de meios de transportes: terrestres, aquáticos, aéreos. Quebra-cabeça dos transportes. Estimulação interativa.
Baby Soud School (animal) – Conceito de animais e dos respectivos sons onomatopaicos. Imagem real (foto) dos animais.
Animal Sounds - Aplicativo com vários animais e insetos. Imagem real e seus respectivos sons. Estimulação áudio-visual e de linguagem
Natural Sounds – Estimulação auditiva e visual – sons da natureza, cachoeiras.
My Little Piano - Estimulação auditiva, interativa de instrumentos musicais e as notas musicais. Estimula atenção/concentração.
Meu Joguinho da Memória Lite – Estimulação da memorização de animais e personagens.

Fonte

Atleta com síndrome de Down disputa mundial de natação na Itália














A nadadora Kelly Antunes, de 30 anos, prepara-se para disputar o Campeonato Mundial de Síndrome de Down, que acontece dos dias 15 a 23 de novembro, na Itália. Experiente, a atleta possui vários títulos e mais de 200 medalhas conquistados em 20 anos de carreira. 

Kelly, que faz parte do grupo de 25 brasileiros classificados para participar da competição internacional, não esconde o nervosismo, mas se mostra confiante. “Estou preocupada porque sempre dá um frio na barriga. Mas vou competir com garra para trazer o ouro”. 

A carreira começou aos 10 anos quando Kelly passou a competir em pequenos campeonatos. Aos poucos, as conquistas e títulos classificaram a atleta para disputar grandes provas e participar de competições nacionais e internacionais, na América do Sul e até na Europa. 

A classificação para disputar o campeonato mundial foi conquistada no ano passado, em um torneio em Portugal. Kelly voltou para o Brasil com seis medalhas de ouro e a vaga para a disputa em novembro, na Itália.

“Adoro nadar. Quero continuar nessa carreira por muitos anos. Isso aqui é tudo para mim”, emociona-se a atleta, integrante da equipe brasileira de natação de pessoas com deficiência intelectual, com especialidade nos 200 metros medley e 100 metros borboleta.