domingo, 18 de novembro de 2012

Eventos no Rio de Janeiro celebram a inclusão de pessoas com síndrome de Down


Calendário HappyDown tem a participação de Xuxa e diversas crianças e adolescentes com síndrome de Down
Dois eventos na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, prometem marcar esta terça-feira como uma data festiva em prol da inclusão das pessoas com síndrome de Down. A programação começa às 17h na livraria Fnac do BarraShopping, com o lançamento do Calendário Happy Down 2013, evento que contará com a presença da apresentadora Xuxa Meneghel. Em seguida, às 19h30, o Espaço Ribalta recebe o evento Ser Diferente é Normal 2012, que vai premiar pessoas envolvidas na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. 
O Calendário Happy Down 2013 tem como tema filmes marcantes da história do cinema. Nas fotos, crianças e jovens com síndrome de Down revivem cenas de clássicos como Branca de Neve, O Mágico de Oz, Titanic e Harry Potter, todas ao lado de Xuxa. 
Este é o sétimo calendário produzido pelo Grupo Happy Down, que busca por meio de belas imagens e da associação com figuras públicas e queridas do público proporcionar a inclusão social e desmistificar a síndrome. O Happy Down é uma instituição sem fins lucrativos constituída por mães e pais de crianças e adolescentes com síndrome de Down. O grupo foi criado a partir da necessidade que os familiares sentiam em trocar experiências, vivências, dúvidas, conquistas e informações.
A partir das 19h30, acontece a nona edição do evento Ser Diferente é Normal, no Espaço Ribalta. A campanha deste ano tem como hino a música "E daí, que diferença faz?", gravada por Gilberto Gil e Preta Gil, além de contar com a participação de artistas como Lenine e Vinícius Castro, que compôs a canção-tema em parceria com Adilson Xavier. A programação do evento celebra os resultados alcançados na luta por uma sociedade mais justa e vai homenagear colaboradores e profissionais que se destacaram no esforço de transformar suas realidades e promover a inclusão. Entre os premiados, estão Preta Gil, madrinha da campanha, o senador Lindbergh Farias, o deputado federal Romário e Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro.
O Instituto MetaSocial não tem fins lucrativos e trabalha há mais de 19 anos desenvolvendo ações junto à mídia para promover a inclusão social. Seu objetivo é mostrar de forma positiva, alegre e colorida as potencialidades de todas as pessoas, independentemente de suas limitações, levando a sociedade a ver que todos possuem o mesmo valor humano e merecem ser tratadas com respeito e dignidade.
Confira a lista completa dos homenageados do Ser Diferente é Normal 2012:
Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro
Ronald Ázaro – secretário de Turismo
Novos projetos e estudos voltados para melhora da acessibilidade nas áreas turísticas
Dr. Jésus Mendes Costa - presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RJ
Dr. Cesar Vasques - Diretor Superintendente do Sebrae/RJ
Sebrae/RJ - Empresa parceira no estudo e desenvolvimento de empreendedorismo com jovens e adultos com deficiência.
Pasquale Mauro - presidente do Grupo Ribalta
Empresa parceira e apoadora das ações da campanha “Ser Diferente é Normal”
Gustavo Oliveira – Vice-presidente de Operações
A agencia Giovanni é parceria do instituto MetaSocial desde 2000 e criou todos os projetos e mídias da campanha Ser Diferente é Normal, criada por Cristina Amorin e Adilson Xavier, ex- presidente da agência.
Luis Erlanger - diretor da Central Globo de Comunicação
Jornalista, executivo responsável pelas estratégias de comunicação institucional e temas de responsabilidade social da Rede Globo. A Globo apoia a campanha Ser Diferente é Normal através de veiculações nacionais e internacionais desde 1996.
Adilson Xavier – publicitário, escritor, ex-presidente da agência Giovanni e criador da campanha Ser Diferente é Normal.
Vinicius Castro – cantor e compositor com músicas em diversos repertórios de cantores, criador do projeto som na sala.
Andrew Parsons - presidente Comitê Paraolímpico Brasileiro
Chefiou diversas delegações brasileiras em campeonatos abertos, parapan-americanos, mundiais e jogos paraolímpicos. Recebeu prêmio do comitê internacional pelo fiar play demonstrado durante os jogos de Atenas-2004.
Dra. Lais de Figueiredo Lopes - assessora especial da secretária da presidência da república
Advogada mestrada em direito , ex-integrante do Conade, participa das comissões dos direitos das pessoas com deficiência e dos direitos do terceiro setor, participou das sessões do comitê da ONU que elaborou a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
José Antonio Ferreira - sec. Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Vem do movimento social das pessoas com deficiência, foi gestor de políticas públicas, é vice-presidente do Condade.
Monica Freitas - pres. do Programa de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado Federal – Senado Inclusivo
É um programa de inclusão social do senado federal de informação, serviços e adaptação dos espaços públicos e privados acessíveis às pessoas com deficiência.
Senador Lindbergh Farias – programa Viver sem Limites do Governo Federal
Deputado federal Romário – programas de atendimento das pessoas com deficiência
Vereador Tio Carlos - ações juntos as crianças e apoiador da campanha Ser Diferente é Normal
Professora Noemi Simões - Diretora geral da escola Carolina Patrício
Com sua metodologia de ensino diferenciada e equipe gabaritada, a escola foi uma das primeira do Rio de Janeiro a acreditar no potencial educacional das pessoas com síndrome de Down.
Patricia Almeida - fundadora do grupo RJDown
Jornalista, ativista dos direitos das pessoas com deficiência, criadora e moderadora dos grupos de discussão na internet, DFDown e RJDown. Participou no processo de ratificação da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e coordenou os esforços para a instituição do Dia Internacional da Síndrome de Down em 193 paises da ONU.
Andrea Barbi , Audrey Bósio – coordenam o grupo de pais HappyDown, que produz a cada ano um belo calendário com renda revertida para a associação da voluntárias do hospital.
Jane Lopes e Ermida Wagner- representantes da Associação das Voluntárias do hospital infantil Darcy Vargas/SP.
O grupo Teatro Novo é formavo em grande parte por jovens com síndrome de Down. Desenvolve uma oficina de teatro e espetáculos para estimular uma nova consciência a respeito da sindrome de Down.


Sebrae/RJ
Ribalta
Agência de propaganda Giovanni + Draftfcb, Rio de Janeiro
Rede Globo – CGCOM
Compositores - música " Ser Diferente é Normal"
Comitê Paraolímpico Brasileiro
Secretaria-geral da Presidência da República
SNPD - Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Programa senado inclusivo
Politicas Públicas - ações
Educação - escola Carolina Patrício
RjDown - grupo virtual de apoio às famílias
Grupo HappyDown e associação das voluntárias do hospital infantil Darcy Vargas/SP
Rubens Emirick - coordenador grupo Teatro Novo
Preta Gil - Madrinha da campanha Ser Diferente é Normal

"Colegas o Filme" ganha prêmio em festival na Rússia



Concorrendo com mais de 25 países, o longa-metragem brasileiro “Colegas”, do diretor Marcelo Galvão, ganhou o prêmio Caneskov na última semana no International Disability Film Festival “Breaking Down Barriers” em Moscou. A comédia nacional, que estreia no dia primeiro de março de 2013, venceu produções de sucesso como o filme francês “Intocáveis”, sucesso de crítica e público no Brasil.

O filme foi exibido no dia 9, no teatro “Khudozhestvenniy”, em Moscou. O diretor Marcelo Galvão, o protagonista Breno Viola e o ator Deto Montenegro estiveram na capital russa representando o filme e, a pedido dos organizadores, ensaiaram uma performance de dança com jovens da Rússia para o evento de encerramento do festival.
“Colegas” tem como protagonistas três atores com síndrome de Down, Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola. Na trama escrita pelo diretor Marcelo Galvão, o trio, viciado em cinema, foge do instituto onde morava depois de assistir a "Thelma e Louise" e cai na estrada. Cada um tem o compromisso de realizar um sonho – casar, voar, ver o mar. Por trás dessa história de visual encantador e repleta de referências cinematográficas, há o objetivo nada cifrado de acabar com o preconceito.
O filme já acumula prêmios importantes em sua curta trajetória. Em agosto deste ano, “Colegas” ganhou o Kikito de melhor filme no 40º Festival de Cinema de Gramado. Na ocasião, o longa ainda levou dois outros troféus para casa: direção de arte especial do júri – este último para os protagonistas Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola. No início de novembro, o filme foi eleito pelo público como a melhor produção brasileira da 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
* Com informações do blog Colegas, o filme.

Fonte

sábado, 3 de novembro de 2012

Lei cria programa anti-bullying para alunos com deficiência no Rio de Janeiro


A Lei 6.324/12, publicada no último mês de setembro no Diário Oficial Rio, instituiu o Programa de Combate ao Preconceito contra Pessoa com Deficiência nas escolas da rede pública e privada da cidade. O projeto, que tem como objetivo “ensinar, sensibilizar, conscientizar, capacitar e informar educadores, alunos, e demais profissionais no combate ao preconceito”, foi assinado pelo presidente da Comissão de Defesa da Pessoas com Deficiência da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado Márcio Pacheco.
Para Pacheco, presidente da Comissão, ao tratar do assunto com estudantes e professores, o Estado não só evita agressões como ganha "cúmplices" no combate ao preconceito. "Estes jovens podem não saber dimensionar essas agressões. Ao chamarmos a atenção para elas, aumentamos as chances de denúncias, além de inibir a prática ainda comum", argumenta. 
Com informações da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro