quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Romário se emociona com programa sobre Síndrome de Down e deixa mensagem de agradecimento


Romário se emociona com programa sobre Síndrome de Down e deixa mensagem de agradecimento
"Gostaria de parabenizar a RedeTV pelo brilhante programa especial sobre Síndrome de Down exibido ontem (29), à noite. O “Aconteceu” esclareceu de forma simples e objetiva para as pessoas, principalmente, as que não tinham conhecimento sobre isso, que a Síndrome de Down, não é nenhuma doença, muito menos contagiosa. É apenas uma diferença genética, em que seus portadores têm, ao invés de 46 cromossomos - como a maioria das pessoas - 47, tendo uma falha genética no cromossomo 21.


Parabéns aos produtores e a toda a equipe da RedeTV por essa matéria realmente e literalmente especial. Aproveitando a oportunidade, gostaria de parabenizar e também agradecer a todas as pessoas que participaram dessa reportagem. São elas:

O Dr. Zan Mustacchi, pelo maravilhoso trabalho que realiza como um dos grandes geneticistas do Brasil e, com certeza, do mundo. Outro geneticista que agradeço pela dedicação a essa causa é o Dr. Juan Llorena, que também é um excelente profissional, que coloco no mesmo nível do Dr. Mustacchi.

A produtora do documentário “Do luto à luta”, Letícia Santos, que também é mãe da Joana, que tem Síndrome de Down e ao pai e diretor do filme, Evaldo Mocarzel. Esse documentário com certeza foi e é muito importante na conscientização e aceitação da sociedade em relação à Síndrome de Down.

Ao Marcelo Galvão, diretor e roteirista do “Colegas”, outro brilhante filme, por também ajudar nessa conscientização.

Aos especialistas, psicólogos, educadores, professores e diretores de escolas, que diariamente dão uma imensa contribuição para a inclusão social das pessoas com Síndrome de Down. Obrigado e parabéns a Silvana Gualda, Paula Vital, Sonia Casarin, Silvana Trago e Maria de Lurdes Cruz.

Aos pais e familiares dessas pessoas especiais, que se dispuseram a participar desse programa de maneira muito positiva, mostrando às pessoas que, depois do susto nos primeiros dias, entenderam e ajudam os novos pais a também entenderem que a fórmula é muito simples: carinho, amor, um pouquinho mais de atenção e brigar (sem violência, claro) para que seu filho possa ter um espaço na sociedade. Obrigado e parabéns a Corine Goldenberg, Olinda Xavier, Dinalva e Claudio Oliveira, Lúcia Cyreno e Marcos Trindade.

A todos os Downs, todas as crianças e jovens que participaram. Especialmente a Ariel Goldenberg, Rita Pokk, Julio Rodrigues, Guilherme Campos e Joana Mocarzel.

Tenho que dizer que estou muito orgulhoso em ter conhecido outro anjo, que se chama Elaine Costa e trabalha comigo, e que faz o meu gabinete ser mais colorido, querido e feliz.

Especialmente a Papai do Céu, por ter mudado a minha vida, me fazendo entender e aceitar coisas que há seis anos e meio atrás com certeza eu não entenderia e aceitaria, colocando a Ivy, que já foi minha “Gorduxa”, minha “Chininha” e hoje é minha “Fofinha”, minha “Princesinha” e meu “Anjinho”.

E pra finalizar, posso afirmar que no nosso país, a cada dia que passa, apesar de ainda estar muito longe do ideal, a falta de respeito, a falta de conhecimento e o preconceito estão diminuindo, graças a Deus. Consequentemente,  as pessoas com deficiência, que são hoje quase 25 milhões no nosso país, estão pouco a pouco conquistando seus verdadeiros  lugares, graças a programas como esse da RedeTV e a Papai do Céu, que coloca nos nossos corações esses sentimentos bons sobre as pessoas com deficiência".


Deputado federal Romário

Veja aqui o programa:



Nenhum comentário:

Postar um comentário