segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Equoterapia auxilia no desenvolvimento de portadores de deficiência

















A equoterapia é um método terapêutico e educacional que traz benefícios a portadores de deficiência física utilizando o cavalo de forma interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação.O objetivo do tratamento é desenvolver o equilíbrio e fortalecimento da musculatura dos pacientes com o auxílio de uma equipe profissional.       
Segundo a instrutora de equitação, fonoaudióloga e equoterapeuta Karina Cury C. Macedo, a utilização do cavalo como instrumento terapêutico proporciona um movimento tridimensional, semelhante ao do homem quando caminha. “Enquanto a pessoa está montando, o cérebro está em constante atividade para realizar os ajustes posturais, motores e respiratórios", e acrescenta: “Isso coloca o praticante em alerta e sua atenção trabalha a nosso favor, permitindo que sejam feitas as estimulações necessárias”.

No caso da Fonoaudiologia, procura-se propor situações de comunicação aproveitando o cavalo e o ambiente terapêutico diferenciado. “Podemos trabalhar desde o aumento do vocabulário até, em casos mais graves, gestos comunicativos. A produção da fala é estimulada através do movimento tridimensional que o cavalo produz, que influenciará diretamente nos músculos da cavidade oral, da laringe e também na respiração”, explicou Karina.

Para a diretora do Equocenter, Ivana Regina Leonardo, existem algumas contraindicações na equoterapia. “Esse tipo de terapia não é indicado para pessoas que tenham problemas na coluna vertebral, epilepsia não controlada, luxações de ombro ou de quadril, assim como pacientes que tenham comportamento auto-destrutivo ou muito medo de animais”, esclareceu.

A equoterapia além de contribuir para o aumento da força muscular,  provoca relaxamento, conscientização do próprio corpo, aperfeiçoamento da coordenação motora, equilíbrio e, conseqüentemente, melhora a autoestima. “Esse tipo de terapia oferece formas de aplicação diferenciadas, como o ambiente de trabalho: o picadeiro coberto ou descoberto, a pista de areia ou grama, enfim ambientes que fogem aos padrões convencionais”, ressalta Ivana.

   A equoterapeuta Karina Macedo afirma que a eficácia desse tratamento está na atuação de vários profissionais. “A equoterapia é marcada pelo trabalho conjunto de psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais”. E explica o motivo da utilização do cavalo, por ser um animal dócil, capaz de aceitar com facilidade diferentes relacionamentos. “Ele aceita qualquer pessoa de forma incondicional”, afirma.

Editado por Marília Spressola.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário